Posso entrar nos Estados Unidos com o eTA (Canadá) (2024)

Página PrincipalCanadáPosso entrar nos Estados Unidos com o eTA (Canadá) via terrestre ou marítimo

Uma das dúvidas geradas sobre a autorização eletrônica de viagem para o Canadá, o eTA Canada, é sobre a possibilidade de viajar para os Estados Unidos com o eTA Canada via terrestre ou marítima depois de já ter entrado no país via aérea. Pois como já avisamos aqui no Viajoteca, apesar do eTA ser prático e barato, para brasileiro existe a restrição do viajante precisar entrar pela primeira vez no Canadá via aérea.

Então, nesse post vamos discutir essa dúvida: “Posso entrar nos Estados Unidos com o eTA canada via terrestre ou marítima?”.

Vale lembrar que o eTA já está em operação desde 2017. Assim sendo, alguns problemas que brasileiros enfrentaram no início da implementação não acontece mais. Afinal de contas, os oficiais de imigração tanto do Canadá, quanto dos EUA já estão treinados sobre as regras e procedimentos.

Depois da pandemia, quando o Canadá reabriu as fronteiras para turistas (setembro/2021), algumas coisas mudaram, especialmente para quem vai fazer cruzeiro para o Alasca.

Seguro viagem para o Canadá – o que você precisa saber!

Documentos para entrar no Canadá

Dicas do Canadá

ATENÇÃO: Caso você esteja procurando posts para te ajudar com o processo do visto para o Canadá online por conta própria:

1- Passo-a-passo de como tirar o visto de turismo “completo” para o Canadá (TRV – temporary resident visa)

2- Passo a passo de como tirar o eTA Canadá, a autorização eletrônica (eTA), que é válida somente para quem tem visto americano válido ou já teve visto para o Canadá nos últimos 10 anos, e vai entrar dar entrada no Canadá pela primeira vez via aérea. [Leiam esses posts antes de perguntar sobre eles, por favor!].

Essa questão do eTA, sobre poder ou não viajar para os Estados Unidos de carro ou cruzeiro, deixa todo mundo maluquinho. Afinal, as informações do website do governo canadenses não são claras e interpretações podem ser variadas. Mas vou tentar explicar os detalhes abaixo baseado nas minhas pesquisas, nas experiências de leitores e notas do governo canadense.

>> Canadá conectado: compre um chip de celular antes de viajar!

O que sabemos sobre o eTA Canada

1- A primeira entrada no Canadá PRECISA ser via aérea.

2- Com o eTA é possível ficar até 6 meses no Canadá ou o tempo que o oficial de imigração limitar no carimbo do passaporte. Ou seja, se nada for indicado, a validade é automaticamente de 6 meses.

3- Quem tem visto canadense ou o eTA pode sair do Canadá como quiser, porém para entrar nos Estados Unidos é preciso ter um visto americano válido.

4- Infelizmente, no dia 25/Agosto/2022, uma leitora compartilhou uma nota do Consulado do Canadá informando que para quem vai fazer cruzeiros para o Alaska, por exemplo, é preciso ter o visto de turismo, ou seja o eTA não é mais suficiente. Mais detalhes abaixo.

Posso entrar nos Estados Unidos com o eTA (Canadá) (4)

NUNCA viaje sem seguro! É o barato que pode sair muito caro!

Veja os melhores preços na Seguro Promo e viaje tranquilo(a) para o Canadá!

Use ocódigo promocional: VIAJOTECA5, para garantirno mínimo 5% de desconto.

Estados Unidos com o eTA – via terrestre

Depois de muito pesquisar, achei que a melhor e única fonte para seguir seria o IRRC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada / Government of Canada) ou o Consulado do Canadá no Brasil. Isto é, setores oficiais de imigração do governo canadense.

E para nossa alegria, já temos vários relatos de leitores que relataram a experiência que depois de entrar no Canadá via aérea e ir para os Estados Unidos, ao reentrar com o eTA canada via terrestre, em várias fronteiras do país e deu tudo certo! Dentro daquele período de 6 meses que falamos acima.

CONCLUSÃO: ao entrar no Canadá com o eTA via aérea, é possível depois entrar e sair do Canadá via terrestre dentro de um período de 6 meses ou do prazo delimitado pelo oficial de imigração em um dos aeroportos canadenses.

Dito isso, em setembro/2022, tivemos um leitor que mencionou, o Felipe, que levou a maior bronca ao reentrar no Canadá com o eTA via terrestre, pois infelizmente, apesar do consulado e no website do Canadá dizer que depois da primeira entrada via aérea você pode reentrar de qualquer forma, no documento do eTA está claramente escrito “You are now authorized to travel to Canada by air”. Percebe? Enfim… difícil!

Estados Unidos com o eTA – via marítimo

CONCLUSÃO: quem vai fazer cruzeiros entre Canadá e Estados Unidos, infelizmente não tem os mesmos benefícios do terrestre, sendo assim, é preciso ter o visto de turismo completo para poder entrar e sair pelas fronteiras marítimas.

Essa nota foi atualizada em agosto de 2022, pois houveram pessoas que conseguiram embarcar em cruzeiro com o eTA em Junho de 2022, por exemplo! Isso vale especialmente para cruzeiros saindo de Seattle, já que cruzeiros que saem de Vancouver, como a imigração no porto é feito com oficiais canadenses, tem mais chance deles liberarem a viagem com o eTA.

PS: baseado nas regras do IRRC, tanto viagem terrestre quando marítima, depois que se entra via aérea no Canadá, não deveria ter problema na reentrada, mas por algum motivo, os oficiais dos portos americanos, no momento, não estão liberando e várias pessoas estão perdendo toda a viagem de cruzeiro por causa disso! Dito isso, se alguém tiver uma experiência diferente, por favor compartilhe conosco.

Email do consulado do Canadá – Agosto/2022

“Please note the eTA exempts the Brazilian visitor from the requirement of presenting a visa, but can only be used to entry in Canada by air. Once in Canada, it is possible to travel to the USA and return to Canada by ground transportation as long as you are within the period allowed to remain in Canada (normally 6 months).

The regulations in this regard are in the Immigration and Refugee Protection Regulations, R190 (3) (f) (ii)[link]

But also please note this does not apply to ship cruises with itinerary along the coast of Canada. In that situation an eTA or a transit visa for Brazilian citizens is not enough when docked at ports in Canada, regardless of disembarking from the ship or not.

Regards,

Immigration Section/Section d’immigration (MM01545)

Consulate General of Canada/ Consulat general du Canada

Av. das Nacoes Unidas, 12901 – CENU Torre Norte (16º andar)

04578-000 Sao Paulo SP, Brazil/Bresil

Government of Canada | Gouvernement du Canada”

Tradução livre:

Observe que o eTA isenta o visitante brasileiro da exigência de apresentar visto, mas só pode ser usado para entrada no Canadá por via aérea. Uma vez no Canadá, é possível viajar para os EUA e retornar ao Canadá por transporte terrestre desde que esteja dentro do período permitido para permanecer no Canadá (normalmente 6 meses).

Os regulamentos a esse respeito estão nos Regulamentos de Imigração e Proteção a Refugiados, R190 (3) (f) (ii) [link].

Contudo, observe também, que isso não se aplica a cruzeiros de navio com itinerário ao longo da costa do Canadá. Nessa situação, um eTA ou um visto de trânsito para cidadãos brasileiros não é suficiente quando atracados em portos do Canadá, independentemente de desembarcar ou não do navio.

Conclusão sobre o eta canada via terrestre ou marítima

O melhor visto para brasileiros viajarem para o Canadá sem dúvida é o TRV (Temporary Resident Visa) – visto de turista. Pois o TRV dá total flexibilidade de ir e vir por qualquer meio de transporte e tem validade de até 10 anos ou a data de expiração do seu atual passaporte (o que vier primeiro).

Porém, para brasileiros que estão com o passaporte para vencer, que já tenham visto americano e preferem tirar o eTA, que aliás é muito mais barato e menos burocrático que o TRV, eles podem sim viajar para os Estados Unidos e retornar via terrestre. Desde, é claro, como mencionamos acima, a primeira entrada no Canadá seja via aérea e o carimbo de entrada ainda esteja válido. Mas lembrando, que pode haver problema na reentrada, pois a aprovação final é sempre do oficial de imigração que irá te avaliar.

Para quem vai fazer cruzeiro entre Canadá e Estados Unidos precisa de um visto de turismo completo, pelo menos até os oficiais americanos aprenderem as regras do eTA para brasileiros.

Espero que essas informações os tenham ajudado!

PS: a decisão final de aprovação da sua entrada no Canadá é do oficial de imigração, como em qualquer país do mundo!

Continue lendo sobre o Canadá:

  • Tour em Niagara Falll com nossos motoristas
  • Os Parques Nacionais mais bonitos do Canadá
  • Como arrumar mala de inverno

como passar na imigração no Canadádicas de vistoeTAeTA CanadaImigração para o Canadáisenção do vistovisto canadaVisto para o Canadá

Posso entrar nos Estados Unidos com o eTA (Canadá) (5)

Mirella Matthiesen

Semi-nômade digital, Mirella já morou em 5 países, visitou outros 59 e atualmente chama Toronto do casa! Atua como produtora de conteúdo de viagem e consultora de intercâmbio para o Canadá. Outras paixões? O marido Kiko, a família, seus afilhados, vinho, chocolate e muito sol na cabeça!

Posso entrar nos Estados Unidos com o eTA (Canadá) (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Moshe Kshlerin

Last Updated:

Views: 5763

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Moshe Kshlerin

Birthday: 1994-01-25

Address: Suite 609 315 Lupita Unions, Ronnieburgh, MI 62697

Phone: +2424755286529

Job: District Education Designer

Hobby: Yoga, Gunsmithing, Singing, 3D printing, Nordic skating, Soapmaking, Juggling

Introduction: My name is Moshe Kshlerin, I am a gleaming, attractive, outstanding, pleasant, delightful, outstanding, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.