Qual é o melhor portão: basculante ou de correr? - (2024)

Antes de fazer esse comparativo é preciso avaliar se o local é adequado para ambos os casos. O portão de correr necessita de uma área na lateral igual a sua abertura enquanto o portão basculante necessita de uma área livre nas faces interna e externa do vão.
Instalação: o portão basculante é autoportante, mas precisa ser fixo na base e na lateral da caixa de contrapeso, o portão de correr necessita de uma base de concreto para sustentação do trilho inferior, coluna ou base para o sistema de guia e base para o batente. É muito importante definir qual o tipo de portão para deixar a alvenaria preparada para cada caso.

Manutenção: o portão de correr é mais simples e com poucos componentes, mas o desgaste das roldanas é maior por estar sempre em contato com poeira, água e produtos de limpeza, enquanto que o portão basculante, apesar de mais complexo, possui seu principal mecanismo protegido das intempéries e da sujeira. Sempre é bom lembrar que a manutenção preventiva ajuda muito, uma simples limpeza e lubrificação periódica pode facilmente dobrar a vida útil desses componentes.

Em vãos acima de 5m o mais indicado é o portão de correr, mas preste muita atenção se o local é protegido de ventos, são comuns casos de portões arremessados ou dobrados ao meio pela força do vento em dias de tempestade. Soluções simples como a utilização de mais um trilho na parte superior do portão e a escolha de um modelo vazado podem resolver esse problema.

Qual é o melhor portão: basculante ou de correr? - (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Dr. Pierre Goyette

Last Updated:

Views: 5512

Rating: 5 / 5 (50 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dr. Pierre Goyette

Birthday: 1998-01-29

Address: Apt. 611 3357 Yong Plain, West Audra, IL 70053

Phone: +5819954278378

Job: Construction Director

Hobby: Embroidery, Creative writing, Shopping, Driving, Stand-up comedy, Coffee roasting, Scrapbooking

Introduction: My name is Dr. Pierre Goyette, I am a enchanting, powerful, jolly, rich, graceful, colorful, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.