O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (2024)

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (1)

06 de dezembro - 12 minutos de leitura Compartilhe

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (3)

Já parou para pensar sobre o que fazer no Equador? Quando imaginamos o destino, muitas vezes o associamos apenas as famosas Ilhas Galápagos, mas a verdade é que o país tem várias atrações incríveis para conhecer.

Pensando nisso, montamos um pequeno guia com algumas informações importantes para te apresentar esse lugar tão peculiar e inesquecível! Vamos lá?

Índice

O que fazer no Equador: paisagens encantadoras

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (8)

Fonte: Unsplash

Paisagens estonteantes e uma cultura riquíssima! Essas são apenas duas das inúmeras qualidades que podemos encontrar no Equador.

Esse pequeno país está cheio dos mais belos lugares, com cenários naturais tão impressionantes que fica até difícil acreditar que sejam reais. Acredite, te garantimos que são! Basta arrumar suas malas e vir descobrir mais sobre esse destino encantador.

Quando ir para o Equador?

É possível ir para o Equador o ano todo, mas você deve ficar atento a região que pretende conhecer.

Acontece que, mesmo sendo um país pequeno, o Equador possui relevos de diferentes altitudes e isso influencia diretamente no tipo de clima encontrado ao longo de seu território.

Apesar do clima equatorial ser predominante, é possível encontrar diferentes zonas de temperatura à medida que percorremos o país.

Na costa do pacífico, que se estende até altitudes relativamente mais baixas, faz calor o ano todo com precipitações entre os meses de janeiro a maio. De junho a dezembro a temperatura é mais amena e não chove.

Adentrando a região, temos o clima do planalto andino que é temperado e seco. Seu período de chuvas acontece entre os meses de janeiro a maio.

Na região leste do país, a parte da Amazônia possui clima equatorial úmido, com chuvas e calor o ano todo.

As Ilhas Galápagos têm um clima relativamente seco e ensolarado durante todo o ano com precipitações mínimas.

Vale a pena viajar para o Equador?

Viajar para o Equador pode ser uma experiência maravilhosa! O destino é pouco procurado pelos turistas brasileiros então há muito o que explorar!

As cidades são lindas, ricas em história e as paisagens são de tirar o fôlego! A biodiversidade presente no país é imensa e você terá a oportunidade de ver montanhas e até mesmo vulcões! Incrível não é?

Vantagens em viajar para o Equador

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (9)

Como é um lugar pouco explorado, o Equador possui preços mais acessíveis do que outros destinos conhecidos da América do Sul. Mesmo com a moeda sendo o dólar americano, os valores costumam ser muito em conta.

Além de ser um destino com muitas atrações para conhecer, o Equador também proporciona aos seus visitantes a possibilidade de se divertir e até mesmo relaxar.

Para quem se interessa por gastronomia, saiba que o país possui pratos bem diferentes, temperados com especiarias, garantindo um sabor todo especial.

E você ainda terá a chance de experimentar diferentes culinárias dependendo da região onde se encontra.

Visto, vacina e seguro viagem

Se você deseja viajar para o Equador, saiba que os países do Mercosul não exigem que nós brasileiros tenhamos visto ou até mesmo passaporte para ingressar em seu território.

Basta utilizar o RG em bom estado de conservação e com fotografia que possibilite a identificação pessoal.

Mesmo com a entrada mais facilitada, ainda existem algumas exigências para que a sua viagem transcorra da maneira mais tranquila possível.

O Equador é um dos países que exigem o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) e o principal registro conferido é o de febre amarela.

A comprovação da vacina deve estar registrada com, no mínimo, dez dias de antecedência ao embarque e é obrigatória para todo passageiro maior de um ano de idade.

Também é obrigatória a contratação de um seguro viagem para o Equador. A imposição passou a ser feita a partir de 2018 justamente para evitar transtornos causados por acidentes durante a viagem.

O seguro viagem também cobre outros tipos de infortúnios como extravio de bagagens, atrasos de voo ou até mesmo perda de documentos.

E para garantir que você encontre a melhor cobertura pelo menor preço, conte com o Seguros Promo! Compare os valores e viaje com tranquilidade.

Passagens aéreas para o Equador

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (10)

A forma mais eficiente, rápida e segura de chegar até o Equador é de avião. E nós sabemos que as passagens costumam ser uma das partes mais caras do orçamento.

Pensando sempre em te ajudar a economizar, o Passagens Promo compara os valores das melhores companhias aéreas pelos menores preços do mercado.

Ative o nosso alerta para saber quando algum trecho sofrer alteração. Não deixe de conferir!

passagens-promo

Passagens aéreassaindo de

GRU São Paulo ⇆ UIO Quito 28 Mar • 31 Mar R$ 3103 GIG Rio de Janeiro ⇆ UIO Quito 20 Abr • 30 Abr R$ 3518 Ver mais ofertas

Preço por passageiro, taxas já inclusas.

Pesquise passagens aéreas

O que fazer no Equador: principais cidades turísticas

Agora que já te contamos um pouco mais sobre o que fazer no Equador, que tal te apresentar as principais cidades do país. São diversas opções de passeios e lugares incríveis para conhecer! Vamos nessa?

Mapa turístico do Equador

1. Quito

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (13)

Fonte: Unsplash

Capital do Equador, Quito é uma daquelas cidades especiais que têm muito a oferecer! Além de linda, a capital é rica em história e cultura, tanto que foi a primeira cidade do mundo considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1978.

A capital se encontra, literalmente, na metade do mundo! A linha do Equador a divide em hemisfério norte e sul. E a cidade possui o maior centro histórico da América Latina!

Quantos dias em Quito?

O Centro Histórico da cidade é enorme e há muito o que conhecer! Para aproveitar ao máximo essa e as outras atrações você deverá separar, no mínimo, de 4 a 5 dias para curtir bastante a capital e seus arredores!

O que fazer em Quito?

Já falamos bastante sobre o Centro Histórico da cidade, mas não podemos deixar de ressaltar a sua importância. Você não pode deixar de conhecê-lo!

Além de lindo e encantador, o lugar possui várias praças, centenas de monumentos, construções coloniais e muitas igrejas. A região também é conhecida como o centro comercial da cidade e a diversidade de produtos é enorme!

Outra atração imperdível é subir no teleférico de Quito e observar o vulcão Pichincha. A vista é incrível! E por falar em vulcão, existem outros dois que podem ser explorados próximos a Quito: o Cotopaxi e o Quilotoa.

O primeiro é considerado o mais famoso do Equador e um dos vulcões ativos mais altos do mundo. O outro, inativo, é de fácil acesso e possui uma lagoa em sua cratera, algo considerado bastante inusitado. A paisagem é maravilhosa.

Um ponto curioso e divertido de se conhecer é a Cidade da Metade do Mundo que fica muito perto de Quito. Lá você irá encontrar o monumento que marca, literalmente, a metade do planeta (latitude zero). Legal não é?

2. Ilhas Galápagos

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (14)

Fonte: Unsplash

Se você está pensando sobre o que fazer no Equador, saiba que Galápagos é uma das atrações mais procuradas do país pelos turistas.

Localizado a um pouco mais de mil quilômetros do continente, o arquipélago é o queridinho dos amantes da natureza e dos cientistas, pois possui uma das maiores biodiversidades do planeta! Sem dúvida um passeio imperdível!

São vários pássaros, répteis, mamíferos, sem falar no número absurdo de plantas e insetos. Não é atoa que o naturalista britânico, Charles Darwin, teve o local como uma das bases para sua pesquisa que deu origem ao livro “Origem das Espécies”.

Quantos dias em Galápagos?

No mínimo uma semana para você conhecer o lugar com calma, passear por todas as ilhas, aproveitar os passeios e, principalmente, observar a vida selvagem local.

O que fazer em Galápagos?

Galápagos é um destino voltado para aqueles que amam estar em contato com a natureza. São muitos passeios que promovem a interação entre o turista e os animais.

Como essas criaturas nunca se sentiram ameaçadas por um grande predador, elas permitem que pessoas se aproximem. Prepare a câmera, pois as fotos costumam ser incríveis!

A fauna marinha também é exuberante e o mergulho é uma das atividades ofertadas para os visitantes. Na rocha Pináculo, por exemplo, você terá a chance de nadar com leões marinhos! Legal não é?

Aproveite para observar as paisagens deslumbrantes que Galápagos proporciona. Na Ilha de Bartolomé a vista do vulcão é uma das mais bonitas do lugar.

Conhecer as ilhas do arquipélago é obrigatório. Em todas você terá contato direito com as espécies da região, mas deve ficar atento às regras do local já que o ecossistema de Galápagos é frágil e deve ser respeitado.

Você não poderá intervir de forma alguma na vida dos seres vivos que lá habitam. Então nada de encostar ou alimentar os animais das ilhas!

Essa e outras informações podem ser adquiridas em lugares como o Centro de Pesquisas Charles Darwin, responsável pela preservação de espécies como a tartaruga-gigante.

3. Guayaquil

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (15)

Guayaquil geralmente é um dos pontos da rota de quem pretende ir até Galápagos. A cidade, que é a maior do Equador, tem como característica principal o seu calor intenso e úmido.

Quantos dias em Guayaquil

Mesmo sendo uma cidade grande, é possível conhecer todos os principais pontos turísticos de Guayaquil em um dia ou dois.

O que fazer em Guayaquil

Não deixe de ir ao Cerro Santa Ana. A pequena comunidade possui muitas casas coloridas que garantem um cenário incrível quando vistas de cima do farol próximo ao local.

Outra parada obrigatória é no Parque Seminario. Lotado de iguanas, o lugar costuma ficar cheio de turistas que aproveitam a oportunidade para observar o animal.

Aproveite para andar pelo Malecon 2000 e tomar um sorvete enquanto observa o rio Guayas. No calçadão você também poderá encontrar lanchonetes e museus como o Antropológico e Arte Contemporânea.

Depois, reserve um tempo para assistir ao show de águas dançantes no Malecon Del Salado. Mesmo sendo menos conhecido que o 2000, o lugar é muito charmoso e o ambiente, que é menos turístico, provavelmente estará menos cheio.

Se quiser comprar souvenirs e produtos artesanais locais, o melhor lugar é o Mercado Artesanal. A feirinha costuma ficar cheia e tem muitos restaurantes e lojas com diversas opções.

    4. Montañita

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (17)

    Fonte: Unsplash

    O que fazer no Equador no verão? Aproveitar a praia é uma ótima resposta! E para isso, a cidade de Montañita existe e é uma das mais famosas do país. Destino de muitos viajantes que preferem a agitação, o lugar tem várias opções de diversão.

    Quantos dias em Montañita?

    Tem muitas opções do que fazer na cidade. Se você curte o clima litorâneo e gosta de agitação, reserve, pelo menos, quatro dias para passear com calma e conhecer algumas praias da região.

    O que fazer em Montañita Equador?

    Uma das atrações imperdíveis de Montañita são as suas águas perfeitas para a prática do surf. É comum ver o litoral cheio de surfistas do mundo todo. O Destino é um dos mais procurados da América do Sul.

    A cidade também possui diversos clubes, restaurantes e bares que ficam lotados aos finais de semana. Se você curte agitação, Montañita é o seu lugar!

    Agora caso você não seja muito fã de badalação, saiba que a região possui praias mais tranquilas com visuais deslumbrantes. Se tiver tempo, faça a Rota do Sol. A estrada passa por diversas praias, uma mais bonita do que a outra!

    É o caso de Los Frailes, uma das praias mais bonitas do Equador, que fica no Parque Nacional Machalilla, muito próxima à cidade. Também pode optar por fazer um passeio pela Isla de la Plata, um santuário de vida selvagem e observar os animais.

    Aproveite a ida ao parque para tomar um banho de lama! O passeio é feito na mata do lugar e os turistas têm a oportunidade de aprender sobre a fauna e flora locais.

    Ao final do dia, poderão tomar um relaxante banho de lama que, além de medicinal, é ótimo para a pele.

    Nos meses entre julho e outubro é possível ver baleias próximas a região. Se tiver sorte, você conseguirá vê-las direto de Puerto Lopez. Legal não é?

    5. Cuenca Equador

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (18)

    Fonte: Unsplash

    Cuenca é considerada uma das cidades mais bem preservadas da América Latina. Seu Centro Histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1999.

    Quantos dias em Cuenca?

    Mesmo sendo a terceira maior cidade do Equador. Cuenca não possui muitas atrações turísticas. Então pode reservar uns dois ou três dias do seu roteiro para conhecer a cidade e seus arredores com calma.

    O que fazer em Cuenca Equador?

    Comece pela parte principal e mais importante de Cuenca que é o seu Centro Histórico. São várias igrejas, museus, monumentos e praças que formam um conjunto muito rico de se conhecer. Aprecie a arquitetura colonial que está presente na cidade.

    Você sabia que o chapéu Panamá, na verdade é Equatoriano? Se não sabia, saiba também que é originalmente fabricado em Cuenca!

    Visite umas das várias fábricas espalhadas pela cidade e garanta o seu! O chapéu pode ser vendido por vários valores com preços mais acessíveis e mais salgados.

    Não deixe de ir ao Parque Nacional El Cajas. O passeio é incrível e você ficará em contato direto com a natureza. As paisagens são lindas!

    6. Otavalo

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (19)

    Fonte: Unsplash

    Localizada a menos de 100 quilômetros de Quito, a pequena Otavalo é conhecida por ser umas das cidades que mais preserva a cultura indígena equatoriana.

    A cidadezinha é linda e muito colorida, seja pelo artesanato local ou pelas vestimentas de seus habitantes. Apesar de pequena, Otavalo é muito turística. Costuma ser rota de vários viajantes e mochileiros pela América do Sul

    Quantos dias em Otavalo?

    Otavalo é bem pequena e, mesmo sendo uma cidade muito turística, não tem muitas atrações. Com apenas um dia você conseguirá ver tudo com calma.

    Mas se quiser conhecer as atrações próximas à cidade, separe dois ou três dias. A região é linda, cheia de belezas naturais e paisagens maravilhosas!

    O que fazer em Otavalo?

    Não deixe de ir a feira indígena de Otavalo. A feira é enorme e tem vários produtos interessantes como joias, roupas e artesanatos locais de boa qualidade por ótimos preços.

    A atração acontece todos os dias, mas é aos sábados que se torna a maior feira indígena da América do Sul. Quase toda a cidade participa e as barraquinhas ocupam quase todo o local.

    Os pontos turísticos da região também valem uma visita. A Lagoa Cuicocha é um deles. Localizada dentro da cratera de um vulcão ativo, a lagoa é considerada uma das mais bonitas do país.

    A cachoeira de Peguche também é um lugar lindo para incluir no roteiro. A entrada é gratuita e o passeio é maravilhoso.

    7. Baños de Agua Santa

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (20)

    Fonte: Unsplash

    Cidade do turismo de aventura do Equador, Baños oferece várias atrações divertidas e desafiadoras para os seus visitantes. Além disso, a região é rica em paisagens naturais de tirar o fôlego. Vale a pena conhecer!

    Quantos dias em Baños?

    Isso vai depender do seu objetivo. Se sua meta é aproveitar as atrações radicais que o lugar tem é melhor separar mais dias, mas se pretende relaxar e apenas passear pela região, separe de dois a três dias.

    O que fazer em Baños?

    Uma das atrações mais divertidas e fotografadas do Equador é o Balanço do Fim do Mundo. O balanço está na Casa del Arbol ou Casa da Árvore, no alto de uma montanha próxima à cidade.

    Por causa da natureza exuberante, Baños é o destino dos amantes de aventuras. Você pode aproveitar para fazer esportes como rapel, rafting, bungee jump e canoeing.

    Pode também se aventurar pela floresta amazônica. Existem passeios de até duas semanas dentro da mata.

    E nem só de aventura vive Baños. Para quem quer apenas relaxar, a cidade é famosa por possuir termas abastecidas por águas de origem vulcânica que podem chegar até os 42 °C.

    Turismo no Equador: outros destinos surpreendentes

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (21)

    Fonte: Unsplash

    Além dos principais pontos turísticos incríveis que te apresentamos até agora, o Equador possui outras atrações que são muito legais! Vale a pena você dar uma olhada caso queira incluir no seu roteiro.

    Outra dica para relaxar pelo país é visitar as termas de Papallacta. O conjunto fica no centro de uma cratera de um vulcão já extinto e ainda conserva o seu calor. A atração fica bem próxima de Quito e é perfeita para ir com a família.

    Mais uma opção de passeio interessante é separar um tempo e conhecer o Parque Nacional Yasuni, na cidade de Coca.

    Porta de entrada para a floresta amazônica equatoriana, o local possui uma biodiversidade enorme e paisagens incríveis para apreciar. Além disso, conta com um museu sobre a cultura indígena local.

    Continuando os passeios naturais, Mindo é uma cidadezinha bem interessante que fica próxima aos Andes e se tornou famosa pelas suas “florestas de nuvens”. O fenômeno ocorre devido à presença de muita névoa e neblina que permanecem no seu território.

    O lugar também é a casa de mais de 470 espécies de pássaros, o que atrai turistas do mundo todo, principalmente pesquisadores.

    Próximo a cidade de Tena, você pode se aventurar pelo complexo de cavernas Jumandy que contém formações rochosas impressionantes.

    E só para colocar mais um destino legal na sua rota, a Praia Rosada de Santa Elena, que também faz parte da Rota do Sol, possui areias com a tonalidade cor de rosa. O cenário é maravilhoso!

    Existem muito mais opções interessantes para conhecer. O Equador é um país incrível, rico em cultura, história e que tem muito a oferecer. Não deixe de conhecer esse destino apaixonante!

    Passagens aéreas Equador

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (22)

    Agora que você já sabe o que fazer no Equador e conheceu vários lugares incríveis, só falta preparar as malas e partir nessa aventura!

    E para garantir que a sua viagem seja tranquila e econômica conte com o Passagens Promo, o melhor comparador de passagens aéreas do Brasil!

    Basta colocar o seu destino e as datas da sua viagem. Vamos te mostrar as melhores ofertas disponíveis no mercado.

    Não deixe de ativar o nosso alerta para saber quando algum trecho sofrer alteração.

    Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

    passagens-promo

    Passagens aéreassaindo de

    GRU São Paulo ⇆ UIO Quito 28 Mar • 31 Mar R$ 3103 GIG Rio de Janeiro ⇆ UIO Quito 20 Abr • 30 Abr R$ 3518 Ver mais ofertas

    Preço por passageiro, taxas já inclusas.

    Pesquise passagens aéreas

    Compartilhe

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (26)

    Recomendado para você
    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (31)

    Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (32)

    Montanita, Equador: melhores dicas para a sua viagem!

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (33)

    O que fazer em Quito: quando ir, informações e dicas de viagem

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir (2024)
    Top Articles
    Latest Posts
    Article information

    Author: Msgr. Benton Quitzon

    Last Updated:

    Views: 6233

    Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

    Reviews: 82% of readers found this page helpful

    Author information

    Name: Msgr. Benton Quitzon

    Birthday: 2001-08-13

    Address: 96487 Kris Cliff, Teresiafurt, WI 95201

    Phone: +9418513585781

    Job: Senior Designer

    Hobby: Calligraphy, Rowing, Vacation, Geocaching, Web surfing, Electronics, Electronics

    Introduction: My name is Msgr. Benton Quitzon, I am a comfortable, charming, thankful, happy, adventurous, handsome, precious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.