Equador: dados, mapa, bandeira, história - Brasil Escola (2024)

Equador, ou República do Equador, é um país sul-americano localizado na região da América Andina. Sua capital é a cidade de Quito.

Banhado pelo Oceano Pacífico, o clima equatoriano varia de quente e úmido ao frio de montanha nos terrenos mais elevados, que correspondem à Cordilheira dos Andes. Parte do seu território integra a Bacia do Amazonas, onde se localiza uma parcela da Floresta Amazônica.

O país possui 17.888.000 habitantes, maioria dos quais vive nas cidades, e economia baseada na exportação de petróleo e de recursos minerais.

Leia também: Quais são os países do globo?

Tópicos deste artigo

  • 1 - Resumo sobre o Equador
  • 2 - Dados gerais do Equador
  • 3 - Mapa do Equador
  • 4 - Geografia do Equador
    • Clima do Equador
    • Relevo do Equador
    • Vegetação do Equador
    • Hidrografia do Equador
  • 5 - Demografia do Equador
  • 6 - Economia do Equador
  • 7 - Turismo no Equador
    • Pontos turísticos do Equador
  • 8 - Infraestrutura do Equador
  • 9 - Governo do Equador
  • 10 - Etimologia do Equador
  • 11 - História do Equador
  • 12 - Cultura do Equador
  • 13 - Curiosidades sobre o Equador

Resumo sobre o Equador

  • O Equador, ou República do Equador, é um país sul-americano localizado na América Andina. Sua capital é Quito.

  • O presidencialismo é a forma de governo do Equador.

  • Uma de suas províncias é o arquipélago de Galápagos.

  • Apresenta clima quente e úmido na maior parte do território, com exceção da região montanhosa (Sierra), onde as temperaturas variam de amenas a frias.

  • O relevo do Equador é formado por planícies e montanhas, com destaque para a presença da Cordilheira dos Andes.

  • A cobertura vegetal equatoriana consiste em florestas e vegetação alpinas.

  • A população do Equador é de 17.888.000 habitantes, maioria dos quais vive nas cidades.

  • Guaiaquil e Quito são as duas maiores cidades do Equador, respectivamente com 3 milhões e 1,8 milhão de habitantes.

  • A economia do Equador é considerada como emergente ou em desenvolvimento. É baseada na exploração de recursos minerais, com destaque para o petróleo, principal produto de exportação do país.

  • O país integrou o Império Inca e foi colônia da Espanha. Em 1822 passou a integrar o território independente da Grão-Colômbia, do qual se separou em 1830.

  • A história da República do Equador é marcada por grande instabilidade política, golpes pelo poder e mudanças na Constituição do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais do Equador

Mapa do Equador

Equador: dados, mapa, bandeira, história - Brasil Escola (1)

Geografia do Equador

O Equador é um país localizado na costa oeste da América do Sul, com capital na cidade de Quito. Pela presença da Cordilheira dos Andes em parte do seu território, considera-se o Equador um país andino e parte, portanto, da América Andina. Banhado pelo Oceano Pacífico, o território equatoriano estabelece fronteiras terrestres com outros dois países:

Colômbia, ao norte, e

Peru, a leste e ao sul.

Nota-se que o país é formado por 24 províncias, mas nem todas elas são contínuas ao território continental. Uma das províncias equatorianas é o arquipélago conhecido como Ilhas Galápagos, situado no Pacífico e a pouco mais de mil quilômetros do Equador.

A seguir vamos conhecer as principais características físicas do Equador.

  • Clima do Equador

A latitude, a maritimidade e o relevo são os principais fatores climáticos que influenciam o clima do Equador. Com exceção da região montanhosa, o clima do país é o equatorial e seus subclimas, sendo marcado por temperaturas elevadas durante todo o ano.

No leste, onde fica a Bacia do Amazonas, as chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano. Já no litoral há uma distinção entre a estação chuvosa, no primeiro semestre do ano, e a estação seca, nos demais meses. Nas montanhas, as temperaturas são muito baixas e há a maior possibilidade de formação de geada. A neve permanente acontece em áreas com altitude superior a 5000 metros.

  • Relevo do Equador

O Equador apresenta uma paisagem natural bastante heterogênea, formada por terrenos de planície e montanhas, dividindo-se em três regiões:

→ Costa e o Oriente, ambas compostas por terrenos rebaixados e planos ou suavemente ondulados, respectivamente no litoral, a oeste, e na Bacia do Amazonas, a leste.

→ Sierra, situada entre a Costa e o Oriente e formada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes.

As Ilhas Galápagos, por sua vez, apresentam natureza vulcânica e relevo formado por montanhas e planaltos.

Equador: dados, mapa, bandeira, história - Brasil Escola (2)
  • Vegetação do Equador

As florestas recobrem o leste e o oeste do Equador. Na região conhecida como Oriente, predomina a floresta equatorial sempre-verde, mais precisamente a Floresta Amazônica, que tem 1,6% de sua área total no Equador. No litoral está presente a floresta decídua e semidecídua, enquanto nos terrenos elevados uma parte das florestas e da vegetação alpina foi substituída por cultivos agrícolas.

  • Hidrografia do Equador

O Equador apresenta uma densa rede de drenagem, que flui em direção ao Pacífico e à Bacia do Amazonas. Entre os principais rios que banham o território equatoriano estão o Mañarón, que nasce no Peru e dá origem ao rio Solimões, no Brasil, e o rio Guaias, que percorre o oeste do Equador.

Leia também: Chile — país andino que também conta com a presença da Cordilheira dos Andes

Demografia do Equador

A população do Equador é de 17.888.000 habitantes, valor que corresponde a aproximadamente 4% da população da América do Sul. Grande parte da população equatoriana vive nos vales encaixados nas montanhas dos Andes e também no litoral do país, com baixíssima densidade populacional na região da floresta equatorial.

O Equador é um país urbanizado em que 64,6% dos habitantes vivem nas cidades. Quito, sua capital, é a segunda maior delas, com 1.847.700 habitantes. A maior cidade do Equador é Guaiaquil, com 3 milhões de habitantes.

Em função da queda na taxa de mortalidade, hoje três vezes menor do que a natalidade, o Equador tem experimentado crescimento de sua população. A taxa é hoje de 1,13%, o que se deve exclusivamente ao crescimento vegetativo, já que o saldo migratório do Equador é nulo. Em se tratando do perfil etário, a idade mediana dos equatorianos é de 28,8 anos, enquanto a expectativa de vida no país chegou a 78 anos de idade.

Equador: dados, mapa, bandeira, história - Brasil Escola (3)

Economia do Equador

A economia equatoriana é a 8ª maior dentre os países da América Latina e do Caribe. Classificado como um país em desenvolvimento, o Equador apresenta um PIB de 115,47 bilhões de dólares, dos quais 60,4% têm origem no setor terciário. A indústria e a agricultura representam, respectivamente, 32,9% e 6,7% da economia equatoriana.

Rico em petróleo, o país foi membro da Opep entre 1973 e 2020, tendo interrompido a sua afiliação entre 1992 e 2007 e saído definitivamente do grupo em janeiro de 2020. Ainda assim, o Equador se mantém como um grande exportador petrolífero, atividade essa que constitui uma das bases da economia do país. A grande fertilidade dos solos e as reservas minerais são de igual importância para as receitas internas.

Sua indústria, por sua vez, ainda é bastante dependente do extrativismo mineral e da agropecuária, em que se destaca na produção de itens como cana-de-açúcar, bananas, cacau, café e milho.

Turismo no Equador

O turismo é uma atividade econômica terciária cuja importância tem crescido para a economia do Equador. Recentemente o número de visitantes que chegam ao Equador saltou de 1,6 milhão para 2,5 milhões ao ano, de acordo com a ONU, atraídos pela paisagem natural bastante diversa do país, pela sua história e pela riqueza cultural equatoriana.

  • Pontos turísticos do Equador

As Ilhas Galápagos figuram entre os principais pontos turísticos do Equador. O local é mundialmente conhecido pela grande biodiversidade que abriga, com espécies endógenas encontradas somente no arquipélago. Por essa razão, 97,5% do território de Galápagos está sob proteção desde 1959.

Equador: dados, mapa, bandeira, história - Brasil Escola (4)

Também banhadas pelo Pacífico estão as cidades de Guaiaquil, Salinas e Montañita. Na região dos Andes, a própria capital equatoriana, Quito, tornou-se um importante ponto turístico. Chamado de Cidade da Metade do Mundo, fica próximo de Quito o parque que abriga o monumento indicando a passagem da Linha do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios. A Reserva Chimborazo e as cidades inseridas na Amazônia são também destinos turísticos do Equador.

Infraestrutura do Equador

O Equador dispõe de grande potencial hidrelétrico e, por isso, 77% da matriz energética do país é composta por essa fonte. Na sequência estão os combustíveis fósseis, que respondem por 21% da capacidade instalada. Nota-se que 97% da população equatoriana têm acesso à eletricidade, sendo o campo a área que apresenta algum deficit de abastecimento.

Há uma grande defasagem no abastecimento de água potável e no atendimento dos serviços de saneamento. No primeiro caso, somente metade da população rural acessa esse recurso, enquanto a água potável chega para 70% da população urbana. Em se tratando do saneamento, a situação se inverte, com atendimento de 60,3% no campo e apenas 31,2% nas cidades.

Os transportes são feitos predominantemente por rodovias e por meio dos aeroportos, que somam hoje mais de 420 instalações.

Leia também: Os maiores produtores de petróleo do mundo

Governo do Equador

A forma de governo do Equador é o presidencialismo. O presidente da República desempenha as funções de chefe de Estado e de chefe de governo. O ocupante do cargo é eleito democraticamente por meio do voto direto para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição. O Poder Legislativo é desempenhado no âmbito da Assembleia Nacional, órgão unicameral composto por 137 assentos.

Etimologia do Equador

O nome do país, Ecuador, na língua espanhola, é derivado da sua posição no planeta Terra. O território equatoriano está localizado em uma área de baixa latitude e é atravessado, ao norte, pela Linha do Equador, paralelo de 0º que divide o globo em dois hemisférios, Norte e Sul. Esse nome acompanha o território desde antes de se tornar um país independente, quando ainda consistia no Departamento de Equador, parte da Grão-Colômbia.

História do Equador

O território que hoje corresponde ao Equador é habitado desde pelo menos o ano 3000 a.C., conforme indicam registros arqueológicos. Vários povoados independentes e com governanças próprias foram se estabelecendo pela região, compondo, portanto, diversas territorialidades. Esse sistema foi desfeito somente a partir do século XV, quando se deu a expansão do Império Inca. A conquista teve início com Topa Inca Yupanqui e continuidade com Huayna Capac, último imperador inca.

A incorporação do Equador ao Império Inca gerou uma grande instabilidade local, e mais tarde os conflitos evoluíram para uma guerra civil. A chegada dos colonizadores espanhóis no século XVI, sob a liderança de Francisco Pizarro, resultou no fim de um dos maiores impérios da América Andina e deu início à colonização espanhola na região.

A luta pela independência equatoriana teve início no século XIX, tendo um reforço com a chegada dos exércitos de Simón Bolívar e Antonio José de Sucre a partir de 1822, quando foi incorporado à Grão-Colômbia. Esse território era uma república independente formada pelos países do noroeste da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador. Oito anos mais tarde, em 1830, o Equador garantiu a sua independência integral, tornando-se então uma república.

O território equatoriano, no entanto, sofreu mudanças em sua composição ao longo dos anos em decorrência de conflitos com nações vizinhas, como o Peru, estendendo-se de maneira descontínua por todo o século XX até o ano de 1998. Todo esse período foi marcado por uma série de instabilidades políticas internas no Equador, com inúmeras mudanças na Constituição do país e a troca sucessiva de presidentes.

Entre 1972 e 1979, por exemplo, um golpe deu início a um regime militar no país. Somente ao fim desses sete anos, em julho de 1979, novas eleições constitucionais foram realizadas no país. Repetindo o cenário do início dos anos 1960, uma junta militar derrubou o poder no Equador no ano 2000, permanecendo no poder até as eleições realizadas em 2007, com a adoção de uma nova Constituição um ano mais tarde. A mais recente eleição equatoriana aconteceu no ano de 2021.

Cultura do Equador

O Equador apresenta uma rica cultura influenciada pelos primeiros povos andinos, pelos africanos e também pelos espanhóis. O principal idioma falado no país é o espanhol, seguido de línguas locais, como o quíchua. A maioria da população equatoriana é de origem mestiça, composta ainda por diversas outras etnias, como os povos montúbios, os afro-equatorianos e os indígenas.

As roupas típicas do Equador variam de acordo com a população ou etnia, e alguns a usam cotidianamente, outros apenas durante festivais ou datas de grande importância para cultura e tradição local.

Os trabalhos artísticos manuais são muito conhecidos no Equador, confeccionados muitas vezes em madeira, couro e tecidos, quando se trata de peças de vestimenta (roupas, chapéus), que apresentam grande riqueza de detalhes e cores vibrantes. Outra forma de expressão tradicional equatoriana é a música, com gêneros que variam do pasillo à tecnocumbia.

Curiosidades sobre o Equador

  • O Equador se localiza no Círculo de Fogo, a região de maior instabilidade tectônica do mundo.

  • Possui 22 vulcões, dos quais 20 estão em atividade.

  • O terremoto mais forte da história do Equador aconteceu em 16 de abril de 2016, com intensidade de 7.8 na escala Richter. O número de vítimas fatais foi de 700.

  • Os dois primeiros sítios a serem listados pela Unesco como Patrimônio Mundial estão no Equador e foram as Ilhas Galápagos e a cidade de Quito, ambas tombadas em 1978.

  • O famoso chapéu Panamá é de origem equatoriana e produzido no país.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Equador: dados, mapa, bandeira, história - Brasil Escola (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Nathanael Baumbach

Last Updated:

Views: 6257

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Nathanael Baumbach

Birthday: 1998-12-02

Address: Apt. 829 751 Glover View, West Orlando, IN 22436

Phone: +901025288581

Job: Internal IT Coordinator

Hobby: Gunsmithing, Motor sports, Flying, Skiing, Hooping, Lego building, Ice skating

Introduction: My name is Nathanael Baumbach, I am a fantastic, nice, victorious, brave, healthy, cute, glorious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.