Maior cidade do Equador, Guayaquil discute plano cicloviário (2024)

A capital do Equador, Guayaquil, estuda a implantação de uma rede cicloviária que deve abranger todas as regiões dessa cidade que é a maior do país.

Segundo a imprensa local, para tanto já há um estudo de rotas cicloviárias concluído no ano passado por uma empresa de consultoria, contratada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e pela Autoridad de Tránsito Municipal (ATM), responsável do governo pelo projeto.

O projeto ainda não está disponível, informou a ATM, mas já se sabe por exemplo que vai incluir por exemplo uma rota de bicicleta no centro de Guayaquil, descartada pela administração municipal anterior por considerar a “falta de espaço” nessa área da cidade.

O estudo detectou problemas a serem equacionados pelo projeto, como a falta de uma lei que permita planejar, regulamentar, fazer a gestão, incentivar e assegurar o uso da bicicleta na cidade. Outra recomendação do relatório é haver participação cidadã nos processos decisórios do plano, e uma infraestrutura que dê segurança aos ciclistas nas ruas. Por fim, o texto aponta a necessidade da existência de um departamento municipal voltado à mobilidade sustentável.

Ciclovias

Na proposta, cinco corredores exclusivos para bicicleta foram recomendados, nas direções: leste-oeste (centro-bairros); norte; sul; cicloanel norte-sul (sem passar pelo centro) e intermunicipais (ciclovias conectando Guayaquil a Daule e Samborondón, e uma via pela costa).

Maior cidade do Equador, Guayaquil discute plano cicloviário (1)Proposta cicloviária baseada em estudo de consultoria financiado pelo BID. Imagem: Reprodução

O relatório do BID considerou que a cidade já conta com algumas ciclovias, embora poucas, mas que precisam ser melhoradas. Onde não há vias para bicicletas, o plano indica a sua construção, de modo a se ter todas as conexões por bairros, com terminais de transporte, parques e outros pontos de interesse.

Não foi descartado pela ATM, embora ainda não se tenha confirmação, se haverá um novo estudo complementar antes da gestão municipal lançar o plano.

Repercussão

Mesmo com alguma incerteza, especialistas em transporte, dirigentes públicos e ativistas da bicicleta já se manifestaram a favor da construção dessa rede de ciclovias e de uma regulamentação voltada à bicicleta, destacando que todas essas medidas serão altamente benéficas para a cidade.

Também um levantamento foi feito para investigar a percepção da população sobre o projeto de ciclovias em Guayaquil: 69% dos entrevistados afirmaram que usariam a bicicleta em seus deslocamentos diários; 23% usariam às vezes; 7% não souberam dizer; e apenas 2% disseram que não usariam, mesmo havendo uma via exclusiva para bicicleta.

Leia também:
Ciclistas ocupam a cidade de Quito, noEquador
Cidades equatorianas, surpreendentemente caminháveis
Ciclistas em SP reclamam de ciclofaixas apagadas e sem sinalização
Cidade italiana vai pagar moradores para andar debicicleta
Holanda vai pagar para quem trocar carro porbicicleta

Maior cidade do Equador, Guayaquil discute plano cicloviário (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Zonia Mosciski DO

Last Updated:

Views: 6289

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Zonia Mosciski DO

Birthday: 1996-05-16

Address: Suite 228 919 Deana Ford, Lake Meridithberg, NE 60017-4257

Phone: +2613987384138

Job: Chief Retail Officer

Hobby: Tai chi, Dowsing, Poi, Letterboxing, Watching movies, Video gaming, Singing

Introduction: My name is Zonia Mosciski DO, I am a enchanting, joyous, lovely, successful, hilarious, tender, outstanding person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.