Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (2024)

  • Inicio
  • Hotéis
  • Hotéis Rio De Janeiro
  • 4 comidas típicas do Rio de Janeiro para você experimentar

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (1)

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (2)

Quer saber onde comer comidas típicas do Rio de Janeiro? Picadinho, feijoada, filé à Oswaldo Aranha e sopa Leão Veloso estão nesse roteiro gastronômico pelo Rio de Janeiro. Confira!

Os principais pratos típicos do Rio de Janeiro

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (3) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (4) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (5)

As comidas típicas do Rio de Janeiro possuem forte influência da culinária europeia e oferecem sabores especiais que são paradas obrigatórias a todos que visitam a cidade.

Confira nossas dicas e descubra quais são os pratos típicos cariocas e quais são os melhores restaurantes para experimentar essas delícias!

Porto Maravilha: o que fazer na Zona Portuária do Rio de Janeiro

Picadinho de carne

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (6) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (7) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (8)

O picadinho de carne está presente na maioria dos restaurantes e bares do Rio de Janeiro e costuma ser servido acompanhado de ovo poché, banana à milanesa e diferentes molhos. Criado em 1950, o prato é parente próximo do cozido português e a carne usada no preparo pode variar entre o filé-mignon, acém ou costela.

Para provar um autêntico picadinho, não deixe de visitar o Al-Farabi, localizado em um casarão de 1865, no Centro do Rio de Janeiro.

Outra variação do picadinho pode ser encontrada no Zacks, também no Centro do Rio de Janeiro. Por lá, a receita é com carne de frango em cubos ao molho secreto, acompanhando ovos mexidos, farofa, batata frita e banana à milanesa. A casa é um divertido espaço inspirado nos filmes, desenhos animados e músicas dos anos 50 e 60.

O que fazer em Ipanema

Feijoada Carioca

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (9) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (10) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (11)

A feijoada é uma das principais comidas típicas do Rio de Janeiro e é fácil de ser encontrada em qualquer bairro carioca. Os ingredientes seguem as receitas tradicionais, com pedaços de linguiça, carne seca, paio e costelinha. Para acompanhar, basta o arroz, a couve e a farofa.

Para provar uma autêntica feijoada carioca, visite uma das unidades do Botequim Informal no Leblon, Botafogo, Copacabana ou Humaitá.

Outros quitutes foram inspirados no prato, como o Bolinho de Feijoada servido no Aconchego Carioca. A massa é feita com os ingredientes da receita batidos, refogados e misturados à farinha de mandioca e ao polvilho azedo, se transformando em uma massa hom*ogênea.

Já no Restaurante Couve-Flor, no Jardim Botânico, a massa é envolta em tempurá, deixando mais crocante e mais leve que o empanado comum, encontrado em outros bares. Você também pode provar o Pastel de Feijoada do Bar do Mineiro, no charmoso bairro de Santa Teresa, que pode ser acompanhado da caipirinha feita com cachaça mineira.

Filé à Oswaldo Aranha

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (12) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (13) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (14)

O Filé à Oswaldo Aranha é prato típico carioca que consiste em filé mignon ao ponto temperado e servido com alho frito, criado a partir de uma homenagem ao político gaúcho que chegou até a cidade após a Revolução de 1930.

O prato surgiu no Restaurante Cosmopolita, frequentado por políticos que costumavam almoçar por ali. Hoje, é Patrimônio Cultural Carioca, e já passaram boêmios famosos como Pixinguinha, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

O que fazer na Barra da Tijuca

Sopa Leão Veloso

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (15) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (16) Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (17)

A Sopa Leão Veloso é servida om peixe, camarões, mexilhão, lula e siri. Foi criada pelo diplomata Paulo Leão Veloso quando conheceu a Sopa Bouillabaisse no porto de Marselha, na França. Encantado com a receita, resolveu então trazer o prato ao Rio de Janeiro e adaptá-lo ao nosso paladar.

Para experimentar esta e outras comidas típicas do Rio de Janeiro, é só procurar o Umas e Ostras, especializado em frutos do mar no bairro da Tijuca.

Outro lugar para comer o filé Oswaldo Aranha no Rio de Janeiro é o Café Lamas, localizado no Bairro do Flamengo e que desde 1874 oferece sabor e história aos clientes. Seus mais de 140 anos de tradição já receberam intelectuais, políticos, escritores e músicos, sendo referência até hoje. Além da sopa Leão Veloso, o Café Lamas também tem no cardápio outros pratos típicos cariocas como a Canja e o Filé à Oswaldo Aranha.

Que tal começar a programar seu tour gastronômico pelo Rio de Janeiro, hein? Conheça as nossas opções de hotéis na capital fluminense e aproveite sua viagem. Ah, e se chover, confira nossas dicas do que fazer no Rio de Janeiro com chuva!

Recomendamos

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (18)

itaborai

Veja os hotéis

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (20)

copacabana

Veja os hotéis


Publicado por ibis-27/02/2019

Créditos fotos:getty images

Você também vai amar

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (21)

Viaje pela história da Comida Mineira

Saiba mais

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (22)

Conheça os sabores de São Paulo

Saiba mais

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (23)

Pratos típicos da culinária nordestina

Saiba mais

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (24)

O que fazer no centro do Rio de Janeiro?

Saiba mais

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (25)

Rio de Janeiro com chuva. O que fazer?

Saiba mais

Comidas típicas do Rio de Janeiro: principais pratos típicos da cidade! (2024)

FAQs

Qual é a comida típica da cidade do Rio de Janeiro? ›

Além do famoso bolinho de bacalhau, em vários bares e restaurantes do Rio é encontrado o caldo verde, uma refeição que rouba a cena em várias mesas e casas cariocas. O caldo verde é preparado à base de batatinhas cozidas, linguiça portuguesa e couve.

Qual o prato preferido do Rio de Janeiro? ›

Feijoada

Bem, esse prato é adorado pelo brasileiro. Isso todo mundo já sabe, né? No entanto, é uma das comidas típicas do Rio de Janeiro e das mais consumidas, seja no almoço de domingo ou numa roda de samba. Não há quem não curta a boa feijoada com farofa, couve, arroz e outros acompanhamentos.

Qual é a comida mais gostosa do Rio de Janeiro? ›

10 melhores comidas brasileiras para provar no Rio
  • Brigadeiro.
  • Pastel de queijo.
  • Quibe.
  • Feijoada.
  • Coxinha de galinha.
  • Açaí
  • Tapioca.
  • Pipoca com bacon.

Qual é a comida típica do Rio Grande? ›

Ao contrário do que alguns pensam, a cozinha gaúcha vai muito além do churrasco e do chimarrão. Carreteiro, arroz de china pobre, puchero, quibebe, mandioca e batata-doce também são muito populares nas mesas das famílias da região.

Qual é o prato típico do brasileiro? ›

Feijoada é a campeã de pesquisa realizada pelo “Guia Viajar Melhor”, em conjunto com a Travel Media PR. Se pudesse eleger o melhor prato típico brasileiro qual estaria no seu top 3?

Qual a origem da feijoada carioca? ›

Os portugueses não desprezavam essas carnes. E o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.

Qual é o prato mais famoso do Brasil? ›

É comum que a feijoada, o pão de queijo, o acarajé e o brigadeiro estejam entre as especialidades mais lembradas quando se fala de pratos típicos brasileiros pelo mundo.

Quanto custa um prato de comida no Rio de Janeiro? ›

No estado do Rio, almoço custa em média R$ 44,23, o valor é maior que a média nacional (R$ 40,64). A diretora executiva da ABBT, Jessica Srour, explica o motivo do aumento nos preços.

Qual é o melhor prato do Brasil? ›

Entre os mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.

Qual a comida mais famosa? ›

As Comidas Mais Famosas do Mundo
  • Pizza italiana. A pizza é uma das comidas mais populares em todo o mundo. ...
  • Sushi japonês. O sushi é um prato tradicional da culinária japonesa. ...
  • Paella espanhola. ...
  • Curry indiano. ...
  • Hambúrguer americano. ...
  • Tacos mexicanos. ...
  • Moussaka grega. ...
  • Pho vietnamita.
Apr 27, 2023

Quais as 10 melhores comidas brasileiras? ›

Quais as 10 melhores comidas brasileiras?
  • Arroz com pequi. ...
  • Frango com quiabo. ...
  • Cuscuz paulista. ...
  • Camarão. ...
  • Moqueca baiana. ...
  • Arroz com feijão. ...
  • Churrasco. ...
  • Feijoada.

Qual é a melhor comida do mundo? ›

A cozinha italiana, a japonesa e a grega ficaram com os três primeiros lugares na lista. O levantamento feito pelo guia usou como base 271.819 classificações de pratos e 80.863 avaliações de produtos alimentícios.

Qual é a comida mais apreciada na região? ›

1. Churrasco: um dos principais pratos da culinária da região sul, o churrasco teve origem nos países dos pampas do Sul da América Latina. Hoje, o prato ganhou o gosto do país inteiro e pode ser preparado com diferentes carnes, acompanhado de farofa, pão francês, salada de batata, entre outros.

Qual é a origem do arroz carreteiro? ›

O arroz carreteiro é um prato tradicional do Rio Grande do Sul. Ele foi criado pelos carreteiros que precisavam preparar refeições com ingredientes perecíveis durante longas viagens em uma panela só.

O que os suíços comem no almoço? ›

Pratos típicos da Suíça
  • Fondue de queijo. Para o Fondue – o nome se origina do francês “fondre” (derreter) – há diversos modos de preparo e misturas de queijos. ...
  • Rösti. O Rösti é uma espécie de massa de batatas recheada e é consumido como prato principal ou acompanhamento. ...
  • Raclette. ...
  • Birchermüesli.

Qual é o prato típico da cidade de São Paulo? ›

O virado à paulista é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia paulistana, considerado uma verdadeira instituição na cidade de São Paulo. Trata-se de um prato bastante completo, que inclui arroz, feijão, couve refogada, banana frita, ovo frito e bisteca de porco.

Qual a comida mais famosa do Rio Grande do Sul? ›

O Rio Grande do Sul é conhecido por seu churrasco, assado lentamente em espetos de madeira e temperado com sal grosso. O estado também é famoso pelo arroz carreteiro, um prato rústico feito com arroz, carne seca, cebola e alho.

Qual é a comida mais típica do Rio Grande do Sul? ›

Não poderíamos iniciar essa sem começar pelo famoso churrasco! Esse prato talvez seja o principal dos pratos salgados típicos do Rio Grande do Sul, e coloca a carne bovina em posição de destaque na culinária local.

Qual a comida típica do estado do Rio Grande do Norte? ›

Os pratos típicos desta região são: caranguejada, carne de sol, cocada, cuscuz, macaxeira, paçoca e tapioca. Das frutas mais conhecidas do Estado são: carambola, jaca, pinha e pitomba. Objetivo: Descrever sobre a importância da gastronomia no Estado do Rio Grande do Norte.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Greg O'Connell

Last Updated:

Views: 5828

Rating: 4.1 / 5 (62 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg O'Connell

Birthday: 1992-01-10

Address: Suite 517 2436 Jefferey Pass, Shanitaside, UT 27519

Phone: +2614651609714

Job: Education Developer

Hobby: Cooking, Gambling, Pottery, Shooting, Baseball, Singing, Snowboarding

Introduction: My name is Greg O'Connell, I am a delightful, colorful, talented, kind, lively, modern, tender person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.